Canadá: mina abandonada transformada em fonte de energia hidroeléctrica
Usando a força da gravidade e uma turbina reversível, a empresa Northland Power planeia converter uma antiga mina de ferro a céu aberto em Marmora, Ontario, numa miniatura das Cataratas do Niágara. O fluxo da água da cascata poderá gerar 400 megawatts de energia, permitindo tirar proveito dela na época do pico dos preços de electricidade e quando as turbinas eólicas locais estão normalmente menos activas.
Numa central hidroeléctrica convencional, a água flui a partir do reservatório para as saídas, sendo transportado para jusante. Em vez de ser meramente um posto de controlo da viagem da água, uma estrutura de armazenamento hidroeléctrica bombeada tem um reservatório de água superior e outro inferior. A água no reservatório superior flui através da instalação para gerar electricidade. Ao sair dele, a água cai na parte inferior do reservatório, onde uma turbina reversível a pode bombear de volta para a superfície para ser reutilizada.
Neste caso, o reservatório superior será construído a partir de uma pilha de rochas residuais e revestido com cascalho e um forro impermeável, como o asfalto. Um sistema de monitorização irá controlar infiltrações no reservatório superior. Se alguma infiltração for detectada, o reservatório superior pode ser rapidamente esvaziado, caindo a água para o inferior – a mina a céu aberto já existente.
Segundo o Inhabitat, para esta estrutura funcionar, a Northland Power planeia comprar electricidade à rede de Ontário durante a noite, quando os preços são mais baixos, e usá-la para bombear a água da mina para o reservatório superior, recém-construído. Durante o dia, a água será então libertada de uma altura de 258 metros novamente para o poço.
O projecto poderá gerar energia para ser vendida à rede eléctrica de Ontario e retirar um pouco do peso imposto agora às turbinas eólicas da região.