Canadá: um eco resort suspenso nas árvores
E’terra é um eco resort de cinco estrelas projectado pelo estúdio Farrow Partnership e que consiste em 12 casas em árvores, aninhadas na floresta Bruce Peninsula do Canadá, designada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
Unindo-se em harmonia à paisagem natural dramática, as casas na árvore foram projectadas para ficarem suspensas, de forma a abraçarem as árvores, em vez de estarem directamente pregadas nestas.
O projecto foi inspirado na forma de uma sâmara, um fruto seco com um prolongamento em forma de hélice que cai de algumas árvores no Outono. Pré-fabricadas fora do local, as estruturas recorrem a técnicas de construção de barcos de navegação, de forma a criar formas lisas e curvilíneas na madeira de origem local certificada pelo FSC.
Cada casa está protegida por um tecido revestido, que desempenhará o papel das folhas numa árvore, e será construído de fibra de vidro revestido com PTFE não tóxico, resistente ao fogo e de autolimpeza de TiO2 (dióxido de titânio).
Cada casa tem um quarto, numa secção mais profunda da estrutura, e uma área de socialização na parte exterior. Os locais das casas serão escolhidos especificamente para que beneficiem das características específicas do local, de modo a permitir o máximo de privacidade e luz natural.
Actualmente ainda em fase de projecto, as casas na árvore serão construídas e instaladas nos meses de Inverno, de forma a causar o mínimo de perturbação para as plantas vizinhas.
As habitações farão parte do E’terra resort, que consiste num “compromisso de criar um local de restauração na floresta que se harmonize com a natureza”. As estruturas existentes no local são certificadas pelo LEED Gold e a sala de jantar serve comida sazonal, local e orgânica.