Canal interoceânico vai atravessar Nicarágua



A Assembleia Nacional da Nicarágua aceitou uma proposta de €30 mil milhões (R$ 87 mil milhões) de um consórcio chinês para construir um canal que atravessará o país. A nova estrutura terá mais de 240 Km de extensão, ultrapassando claramente o famoso Canal do Panamá.

A construção do canal que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico ficará a cargo de uma empresa recém-formada de Hong Kong, a HKDN. Além do canal, os chineses deverão construir dois portos de águas profundas, um oleoduto, uma linha férrea e um aeroporto internacional.

Nicarágua é um dos países mais pobres da América Central. A construção do novo canal vai permitir-lhe duplicar o PIB e gerar 600 mil novos empregos, em apenas cinco anos. Nicarágua poderá assim ganhar um papel mais relevante na economia mundial. Em troca, os chineses poderão explorar o canal durante um período de 100 anos.

Das mais de meia dúzia de rotas propostas para a estrutura, pelo menos cinco são executadas através da água doce do Grande Lago da Nicarágua, o maior da América Central. Qualquer caminho feito somente por terra exigiria um desvio considerável em torno do lago.

Embora a proposta tenha enfrentado pouca resistência no parlamento, por via da grande maioria do partido no poder, não estão ainda concluídos quaisquer estudos acerca do impacto ambiental e social do projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...