Cão salva gato através de rara transfusão de sangue entre espécies

Buttercup, um gato laranja, chegou no último mês ao Marathon Veterinaty Hospital, na Flórida, entre a vida e a morte. Análises ao sangue determinaram que a contagem de glóbulos vermelhos era demasiado baixa e o felino teria poucas probabilidades de sobreviver sem uma transfusão de sangue imediata.

O único problema é que o gato tinha sangue Tipo B, ao passo que a maioria dos gatos nos Estados Unidos possuem sangue Tipo A. “É bastante difícil arranjar sangue Tipo B”, disse o veterinário de Buttercup, Sean Perry, ao Dodo. “Por vezes encontra-se gatos com sangue Tipo B mas o problema é que se dermos sangue Tipo B a um gato com sangue Tipo A o resultado é uma reacção anafiláctica e a morte em poucos minutos”, explica.

Então, com a esperança de salvar o gato, o veterinário efectuou uma transfusão com sangue de uma outra espécie – com o sangue de um cão dador. O sangue pertencia a um greyhound que o havia doado a um banco de sangue local para animais.

“Nestes casos é mais seguro dar sangue de cão do mesmo tipo do que dar sangue de gato de tipo diferente. O sangue de cão permite que o gato sobreviva algum tempo até se conseguir arranjar sangue do tipo adequado ou o organismo do animal recomeçar a funcionar normalmente”, explica o veterinário.

Perry indica que não é certo o que causou a diminuição de glóbulos vermelhos no Buttercup, mas desde que recebeu a transfusão, os níveis de hemácias do gato voltaram ao normal e o animal esta a recuperar bem. O veterinário indica ainda que o gato teve sorte em a transfusão ter resultado porque a troca de sangue entre espécies só é efectiva uma única vez. Ao receber sangue de cão, o organismo de Buttercup criou anticorpos e se alguma vez voltar a receber sangue canino o seu sistema imunitário vai atacar o sangue.

Embora funcione apenas uma vez, a transfusão de sangue entre espécies não acarreta quaisquer efeitos secundários para o animal que recebe o sangue. Casos como o de Buttercup são o exemplo de que tal como os humanos, também os animais devem doar sangue sempre que possível.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php