Caracóis gigantes de origem africana apreendidos em Espanha
Foram descobertos pela Guardia Civil, no aeroporto de Loiu, 22 caracóis gigantes. Identificados como espécie invasora e perigosa foram imediatamente apreendidos.
Viajaram da Nigéria para Espanha dentro de um saco que pesava mais de quatro quilos. O objectivo dos portadores era passá-los clandestinamente com vista à reprodução. Mas esta espécie, segundo os especialistas, além de ter um “alto poder invasor” pode ser perigosa para o ser humano.
Com cerca de 20 centímetros de comprimento, estes exemplares nada têm a ver com as espécies autóctones da Península Ibérica e se alguma vez fossem libertados na natureza, rapidamente destruiriam os pequenos caracóis que nos são familiares. Além disso, sabe-se que estes estranhos animais são portadores de parasitas prejudiciais à saúde humana.
Segundo o jornal espanhol El Mundo os caracóis de origem africana foram descobertos durante uma inspecção feita pela Guardia Civil no aeroporto de Loiu. Esta espécie, de nome “achatina fulica”, está classificada como uma das 100 espécies mais daninhas “pelo seu potencial colonizador” pelas autoridades espanholas.
Foto: Guardia Civil / via El Mundo