Carros eléctricos alimentados por combustíveis fósseis não ajudam
As marcas automóveis apostam em veículos híbridos ou eléctricos, os países traçam limites para os automóveis a diesel e gasolina. Por todo o lado abundam notícias em defesa da transição para o eléctrico mas, avisa Matthew Wright, o novo director executivo na empresa Dong Energy, principal produtor mundial de eólicas offshore, esta será apenas uma vitória de Pirro se a energia para esses carros vier de combustíveis fósseis. “Seria uma espécie de vitória de Pirro se reduzíssemos as emissões nas cidades, apenas para as aumentarmos noutro lado, produzindo electricidade a partir de combustíveis fósseis. A ligação entre energias renováveis e veículos eléctricos é uma ligação natural.”
É sabido que o aumento de veículos eléctricos na estrada irá criar uma pressão acrescida sobre as redes eléctricas, obrigando a que se produza muito mais electricidade do que acontece hoje. Portanto, a forma como essa energia é produzida será determinante para o sucesso ambiental desta transição.
Mathew Wright até pode ser parte interessada no processo, mas sabe do que fala. Ou precisamente por ser parte interessada. Porque mal foi conhecida a decisão do Reino Unido vieram rapidamente a público notícias dando conta de um aumento das importações de gás no país, de 10% para 30%. Gás que será obviamente utilizado para produzir electricidade.
O que importa agora é claramente investir nas capacidades de armazenamento da energia produzida por fontes renováveis. Essa é uma grande batalha do futuro próximo.
Foto: Creative Commons