Casa Branca inaugura novos painéis fotovoltaicos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou várias iniciativas governamentais para expandir o desenvolvimento e uso da energia solar, comunicação que acompanhou o início da operacionalidade dos painéis fotovoltaicos que começaram a ser instalados no Verão passado.

Obama quer ver aprovada pelo Congresso uma nova lei que prevê um fundo de €1,4 mil milhões para financiar medidas de poupança energética nos edifícios do governo federal, bem como para financiar programas que promovam a instalação de painéis solares. A instalação dos painéis solares no topo da Casa Branca, do tamanho dos que são aplicados normalmente nas habitações, é um gesto simbólico para incentivar o uso desta forma de energia e para mostrar que é possível integrar estes sistemas em edifícios históricos.

Os primeiros painéis solares foram instalados durante a presidência de Jimmy Carter mas, mais tarde, em 1986, o próprio Carter ordenou o seu desmantelamento. O custo do investimento feito agora por Obama deverá estar pago ao fim de oito anos, através da energia produzida pelos painéis.

Foto:  Francisco Diez / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php