Casa de família de arquitectos é torre ecológica que chega às nuvens
Thomas Gluck, director da empresa GLUCK +, construiu esta maravilhosa Tower House para funcionar como a sua casa de família em Catskills, no estado de Nova Iorque. O terreno é propriedade do seu pai, Peter, e tem servido como espaço para a família de arquitectos projectar e construir loucuras desde 1972. A característica mais impressionante deste projecto é a sua estrutura suspensa, o que o torna possivelmente na mais moderna habitação na árvore alguma vez construída.
A Tower House, com quatro andares, foi concebida para funcionar como casa de família em forma de arranha-céus. A GLUCK + começou por erguer um andaime de 15 metros de altura antes de iniciar a construção, a fim de verificar os pontos de vista lá no alto. Com a sua perspectiva confirmada, a empresa de design deu seguimento à casa de sonho que planeava criar.
A estrutura suspensa acolhe espaços de habitação comuns, que incluem a sala de estar e a cozinha. A torre vertical abriga o resto das divisões do lar, estando dividida em três módulos. O primeiro módulo é conhecido como sendo a torre de circulação amarela ou das escadas em ziguezague. O módulo médio detém todas as casas de banho e o aquecimento central do edifício. O último módulo inclui três andares de quartos, todos com uma vista privilegiada para as montanhas.
Os designers deram prioridade a estratégias de construção ecológicas, já que a casa tem um padrão de uso sazonal que exige sistemas de alta eficiência. A estrutura está então organizada de uma forma eficiente – a concentração dos moradores num núcleo ajuda a isolá-la, de modo que o aquecimento durante o Inverno é aplicado a apenas 28% da área da casa, avança o Inhabitat.
Devido ao clima temperado da região, os quartos foram orientados para privilegiarem do acesso às brisas naturais, enquanto a escada funciona como “chaminé solar”, ajudando a evacuar o ar quente para o exterior da casa e a refrescar os espaços comuns durante o Verão.