Casa do Impacto vai premiar projetos ligados à saúde e aos ODS
Estão abertas as candidaturas para mais uma edição do Santa Casa Challenge, um concurso promovido pela Casa do Impacto que premeia soluções digitais com impacto social, este ano ligadas especificamente a um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, o número 3 – Saúde de Qualidade.
O hub de empreendedorismo de impacto social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai premiar soluções tecnológicas que respondam ao desafio: “Como podemos promover uma saúde de qualidade, com especial atenção aos problemas da saúde mental e às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade?”.
Podem candidatar-se ao Santa Casa Challenge empreendedores, de forma individual ou em equipa, entidades sem fins lucrativos e startups; As inscrições estão abertas até ao dia 5 de abril.
Os três vencedores desta 6ª edição vão poder participar na Web Summit 2021, e o primeiro lugar receberá um prémio de 15 mil euros para investimento no projeto. Os dois primeiros lugares receberão ainda um pack de incubação gratuita para dois membros da equipa na Casa do Impacto.
Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, explica “Queremos estimular soluções tecnológicas inovadoras para a área da saúde (a indústria HealthTech), muito ameaçada com a presente pandemia, em especial a saúde mental atendendo às situações de desigualdade social de acesso à saúde que infelizmente são agravadas nos momentos de crise profunda como a que estamos a atravessar. Em 2020 vimos surgir vários projetos de apoio à saúde, mas ainda há muito talento e iniciativas que podem ser exploradas e que precisam do apoio para que passem da fase da ideia para o desenvolvimento de negócio, como é o caso do Santa Casa Challenge.”
O desafio anual tem como objetivo dar apoio financeiro e não financeiro a iniciativas e projetos de impacto social, alinhados com os ODS 2030.