Casa em Oaxaca é feita a partir de materiais reutilizados



A Casa Volta situa-se a apenas 100 metros da costa sul de Oaxaca e faz a proclamação de uma arquitetura sustentável com materiais reutilizados e em harmonia com a natureza.

O recinto ao ar livre é realçado com abóbadas de tijolos dominantes. Os telhados arredondados fazem um contraste ousado com a paisagem verde que rodeia as estruturas. A Casa Volta abrange também seis espaços distintos interiores e exteriores, com uma longa piscina situada ao centro, explica o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, o design verde dos arquitetos da Ambrosi Etchegaray contempla jardins de terraço superiores e um impacto mínimo no local. Entretanto, a vegetação exterior foi deixada intacta e foram acrescentados pátios. Uma ligação com o espaço exterior é central para o desenho, literal e figurativamente, com áreas completamente abertas para viver, comer e cozinhar. De cada lado da piscina encontra-se um quarto e uma casa de banho individuais.

Estes telhados de tijolo redondo foram construídos utilizando resíduos da Fundação Casa Wabi, onde a argila é cozida em fornos de tijolo. Este material “foi escolhido para acelerar a construção, pela baixa distância de viagem e as emissões relacionadas e pelo custo reduzido. Razões que beneficiam quer o cliente quer o ambiente”.

Além disso, esta construção simples serviu para proporcionar circulação de ar através dos corredores e salas. Os projetistas utilizaram as grades de junco como portas e janelas para fornecer fluxo de ar sem sacrificar a privacidade.

O design interior é mantido minimalista para complementar o ambiente natural. A equipa de design optou por reutilizar o mobiliário em vez de produzir bens feitos de materiais virgens.

“Casa Volta é a prova de que uma relação adequada entre arquitetura e natureza pode ser alcançada com poucos elementos bem pensados, que a ordem construtiva não está em contradição com o aparente caos que a rodeia, pelo contrário, eles podem fundir-se de forma harmoniosa. É também um lembrete de que a simplicidade é sempre elegante”, sublinham os arquitetos.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...