Casal de lince-ibérico libertado no Vale do Guadiana
Iniciou-se em 2015 a reintrodução do lince em Portugal, no Vale do Guadiana. Há mais de 20 anos que o ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, procurava recuperar a espécie através de estudos e projetos com parcerias. Ao longo dos anos tem se registado um aumento satisfatório da espécie e uma boa integração da mesma na natureza.
Esta manhã um casal de lince-ibérico foi libertado no concelho de Mértola, distrito de Beja. Os dois animais, Quinde (macho) e Quisquilla (fêmea), nasceram em 2019 no Centro de Reprodução de Lince-ibérico de El Acebuche, na Andaluzia, Espanha.
Com esta libertação, aumenta para 109 o número de espécies identificadas e monitorizadas a viver em liberdade na natureza, em Portugal. Tal como os restantes, vão ter ao pescoço coleiras emissoras que permitem às equipas do ICNF monitorizar o seu percurso de vida.
O ICNF afirma que “ Com estes territórios já estabilizados, o Vale do Guadiana, com um núcleo populacional em franco crescimento, tornou-se uma das áreas de reintrodução com maior sucesso a nível ibérico”.
Já foram contabilizados desde o começo da iniciativa 91 nascimentos, tendo a maioria nascido nos últimos dois anos, 46 em 2019 e 29 em 2018.
Este ano o Instituto prevê libertar sete linces-ibéricos, três fêmeas e quatro machos.