Casas impressas em 3D vendidas nos Estados Unidos



A Icon foi a primeira empresa a licenciar e construir uma casa inteiramente impressa em 3D. O feito ocorreu em Austin, Texas, em 2018, e desde lá a iniciativa está a revolucionar a construção de casas com tecnologia sustentável. A tecnologia de impressão 3D promete residências mais seguras e resilientes, uma vez que são projetadas para resistir a incêndios, cheias e outros desastres que, com as mudanças climáticas, tendem a tornar-se cada vez mais comuns.

Cada residência levou entre cinco a sete dias para ser impressa. Elas têm grandes janelas, varandas cobertas, extensos pátios frontais ou estacionamento coberto. A estética arquitetónica é minimalista. O processo de impressão 3D de uma casa é parecido ao modelo que imprime objetos em pequenas escala: funciona camada por camada, mas com material mais resistente – uma espécie de mistura semelhante ao cimento.

“Podemos imprimir até 3,35 metros com esta máquina”, explica Alex Le Roux, presidente-executivo da construtora Icon. “A impressão funciona em trilhos, como um comboio. Pode  construir muitas casas, parede a parede, ou fazer apenas uma bastante longa”, acrescenta. A máquina segue os planos criados com um software de desenho, como o Autocad. Isso significa que os proprietários podem criar a própria plantas da casa ou escolher um modelo a partir de um banco de projetos.

O projeto de construção residencial, batizado de East 17th Street Residences, está à venda aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...