Cascais recolhe 27 toneladas de embalagens de bebidas em novo projeto-piloto



Em apenas seis meses, o projeto iRec – Inovar a Reciclagem, já permitiu que o concelho de Cascais recolhesse mais de 400 mil embalagens de bebidas, um total de 27 toneladas. 

Desta forma, entre janeiro e junho deste ano, o iRec contribuiu para a redução de 870 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2). Os resíduos foram devidamente encaminhados, prevenindo-se a sua deposição em aterros sanitários ou no meio ambiente. Por outro lado, o PET recolhido no âmbito do projeto e reutilizado para produzir novas embalagens, permitiu uma poupança de 12.800kwh, o equivalente ao consumo anual médio de 10 pessoas.

O projeto tem distribuídas 15 máquinas de depósito nos maiores retalhistas e mercado doente Cascais. Os munícipes podem devolver as suas embalagens de bebidas de plástico, vidro e latas e, em retorno, ganhar prémios ou experiências sustentáveis.

O iRec associou-se à aplicação dos CityPointsCascais, uma City app que visa premiar os cidadãos pelos seus bons comportamentos. Assim, as embalagens devolvidas valem pontos, que são convertíveis posteriormente em prémios. No primeiro semestre de 2021, contaram-se mais de 1 milhão de Citypoints ganhos e mais de 2 mil prémios sustentáveis reservados.

Escovas de dentes em bambu, sacos reutilizáveis e vales para investimentos sustentáveis, são alguns dos exemplos de prémios que se encontram atualmente disponíveis. São esperados ainda outros, como garrafas reutilizáveis da Dopper, cabazes de frutas e legumes biológicos e vales de compra online para roupa em segunda mão.

Embora o sistema de depósito com retorno para embalagens de bebidas deva entrar em vigor apenas no próximo ano, a Câmara Municipal de Cascais se antecipou e está a promover o cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos e de redução das emissões de CO2, através do incentivo à reciclagem e reutilização de materiais.

Para saber mais informações sobre o projeto, onde pode encontrar estas máquinas e o número de pontos necessários para cada prémio, consulte o site.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...