Centenas de sobreiros abatidos ilegalmente em Salvaterra de Magos



No concelho de Salvaterra de Magos, foram abatidos, de forma ilegal, centenas de sobreiros adultos. Após ter recebido uma denúncia, a Quercus confirmou que, no local, ainda se encontram as árvores cortadas sem autorização da Autoridade Florestal Nacional, ainda verdes e sem estarem cintadas, como refere a regulamentação legal.

Segundo o cidadão que alertou para a situação, a pretensão, ao arrancar mais de 500 sobreiros, uma espécie protegida, é instalar um pivot de rega. A denúncia foi remetida para o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR e para a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para esclarecimentos sobre a alegada intenção de converter aquela área florestal, na zona da Buinheira, em Foros de Salvaterra, para uso agrícola ou urbanístico.

De acordo com o comunicado, a Quercus pede um inventário geográfico rigoroso deste corte ilegal, com o levantamento do respectivo auto de notícia por contra-ordenação, e, dado o risco do abate continuar, a organização apela ao reforço da fiscalização e exige a interdição da alteração do uso do solo no povoamento de sobreiros pelo período de 25 anos, em conformidade com a legislação aplicável.

O sobreiro foi classificado no passado dia 22 de Dezembro como “Árvore Nacional de Portugal”. A ideia é promover a defesa desta importante espécie da floresta autóctone portuguesa, agora referenciada como novo símbolo nacional.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...