A conservação da natureza será tema de destaque no piquenique do Centro Ciência Viva de Braga
Já tem planos para o próximo dia 3 de setembro? O Centro Ciência Viva de Braga está a organizar um piquenique no seu jardim, onde Sofia Duarte, Investigadora do Centro Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), irá dar a conhecer um pouco do seu trabalho e contributo para a conservação da natureza e para um futuro sustentável.
“Os ecossistemas marinhos têm elevado valor ecológico e socioeconómico, proporcionando uma série de serviços essenciais. Estes serviços e funções ecológicas incluem: a reciclagem de nutrientes, a regulação do clima, o controlo da erosão e a provisão de alimento, entre outros. A biodiversidade marinha é um bem precioso e responsável pela manutenção destes serviços. Monitorizá-la permite-nos obter informação muito relevante sobre o estado de saúde dos ecossistemas, descobrir “hotspots” (locais de grande incidência) de biodiversidade, detetar espécies em risco e detetar, atempadamente, a introdução de espécies exóticas, algo fundamental para a gestão sustentável destes ecossistemas”, explica a investigadora.
Se ficou curioso para saber mais, inscreva-se através do número de telefone 253695236 ou do email geral@casacienciabraga.org. A participação no piquenique é gratuita e inclui lanche, mas a inscrição é obrigatória.
Esta ação integra um conjunto de atividades de pré-evento, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se irá realizar no dia 24 de setembro, e que é promovida e financiada pela Comissão Europeia. A ideia é que, neste dia, várias cidades por todo o país celebrem a ciência, e que os cientistas possam passar o seu testemunho à comunidade, mas de perto.