César Mourão e Nuno Markl quebram mitos sobre a reciclagem na nova campanha da SPV (com VÍDEO)
É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto? A reciclagem causa desemprego? Depois de recolhidos no ecoponto, as embalagens usadas voltam a ser misturadas dentro do camião? Há ecopontos suficientes? A Sociedade Ponto Verde, com a ajuda dos humoristas César Mourão e Nuno Markl, vai ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas através da sua nova campanha Recicla Mitos.
Constituída por quatro filmes de 1 minuto e meio, a Recicla Mitos chega às salas de cinema, à televisão (AXN, TVCine e TVSeries) e à Internet (site, Facebook e canal youtube da Sociedade Ponto Verde) no próximo dia 12 de Março. César Mourão e Nuno Markl são os protagonistas de quatro episódios que visam desmistificar alguns mitos associados à reciclagem de resíduos de embalagens. Os humoristas aparecem de rompante junto de pessoas comuns, em situações do dia-a-dia, explicando o que acontece às embalagens usadas que separamos em nossas casas e os benefícios de fazer a separação das mesmas.
Do mesmo realizador da série televisiva Sal, Telmo Martins, os quatro filmes pretendem desmistificar a ideia de que os resíduos depositados nos ecopontos são misturados no camião que os transporta até aos centros de recolha e triagem; explicar que a reciclagem não é causadora de desemprego, mas antes geradora de postos de trabalho; tirar dúvidas sobre gestos de reciclagem; e, por último, esclarecer sobre a presença de ecopontos disponibilizados em território nacional.
“Suponho que um dos sinais da eficácia de uma campanha é quando as primeiras pessoas a aprender alguma coisa com ela são as que a fazem. Fazer estes filmes com o César foi imoralmente divertido, mas para além disso senti-me muito mais alerta para algumas questões ligadas a um tema que importa a todos, o da reciclagem. Espero que toda a gente se divirta também a ver e que desfaça alguns mitos teimosos sobre o assunto”, salientou Nuno Markl.
“Espero que ter participado nesta campanha de sensibilização e esclarecimento dos mitos ajude cada vez mais a que as pessoas reciclem não só o lixo como a sua mentalidade”, referiu, por sua vez, César Mourão.
De acordo com o director-geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, esta campanha “ficará na memória de todos e que irá remover algumas barreiras a quem ainda tem dúvidas quanto à reciclagem”.
“Em 2014 as embalagens usadas enviadas para reciclagem atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano. Os resultados alcançados são o resultado do empenho de todos os parceiros do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e da população portuguesa que, fruto das campanhas de sensibilização desenvolvidas ao longo dos últimos anos, desempenharam um papel crucial para que a reciclagem crescesse em Portugal”, concluiu.
Os mitos que estão na base dos filmes foram selecionados a partir de algumas das dúvidas levantadas pela população no âmbito da Missão Reciclar, a maior iniciativa de sensibilização para a reciclagem de embalagens alguma vez realizada em Portugal.
Desde Dezembro de 2013, a equipa da Missão Reciclar já bateu à porta de 1,5 milhões de lares de norte a sul do País, falou com mais de 280 mil pessoas e equipou 235 mil lares com ecopontos domésticos. A ação tem sido desenvolvida pela Sociedade Ponto Verde em coordenação com os Municípios e os Sistemas Municipais, proporcionando as condições para que um número cada vez maior de portugueses possa separar e encaminhar os seus resíduos de embalagem para reciclagem.