Chad Pregracke: o homem que dedicou a vida a limpar os rios dos Estado Unidos
Nos últimos 15 anos, Chad Pregracke ajudou a retirar mais de 67 mil pneus do rio Mississippi e de outros cursos de água nos Estados Unidos. Mas isto é apenas uma parte: ele também ajudou a recuperar 218 máquinas de lavar roupa, 19 tractores, 12 banheiras de hidromassagem, quatro pianos, 63 garrafas com mensagens e quase 1.000 frigoríficos.
Para Pregracke, remover entulhos tornou-se a sua missão de sua vida. Ele vive numa embarcação cerca de nove meses do ano, com os 12 membros da sua tripulação. Juntos, organizam limpezas comunitárias dos rios por todo o país. “O lixo entrou na água uma peça de cada vez”, disse Pregracke. “E essa é a única maneira de sair.”
É um trabalho sujo, mas este homem de 38 anos abraçou-o quando percebeu que mais ninguém o fazia. Começou como uma tarefa individual mas, ao longo dos anos, a sua energia, dedicação e entusiasmado ajudaram a fazê-la crescer. Até à data, cerca de 70 mil voluntários já se juntaram nesta cruzada, ajudando-o a recolher mais de 3 milhões de Kg de detritos.
Fundou a ONG Living Lands & Waters e, graças a uma frota de barcos, visita comunidades pelos EUA que, oferecendo mão-de-obra, ajudam a causa. Em média, Pregracke organiza 70 operações de limpeza por ano, em 50 comunidades. As iniciativas são anunciadas online, de modo a que as pessoas saibam onde vão ocorrer e se possam juntar.
Nos locais da acção, é a paixão contagiante de Pregracke pela tarefa e o seu sentido de humor que criam a atmosfera optimista necessária ao trabalho. A sua equipa faz teatros e oferece música para que os voluntários se mantenham motivados – por vezes, é até possível encontrá-los em sessões de karaoke dentro do barco. “Recolher lixo é difícil, miserável e quente. Nós tentamos torná-lo divertido”, disse ele à CNN.
Falar é óptimo, mas agir é o fundamental – é este o lema de Pregracke. Ao longo do ano, a sua frota viaja por rios em todo o Midwest norte-americano. Nos últimos três anos, o grupo visitou Memphis, no estado de Tennessee, todas as primaveras, para ajudar a limpar um porto no rio Mississippi onde as águas estão repletas de detritos. Durante a sua mais recente visita, recolheram 54 mil Kg de lixo, em 14 dias. No final do dia, 90% do que se recolhe é reciclado.
Além da limpeza dos rios, Pregracke tem uma sala de aula flutuante, onde a sua equipa sensibiliza alunos e professores para os danos da poluição nos ecossistemas fluviais. Em 2007, a sua ONG implementou um programa para plantar um milhão de árvores ao longo das encostas do rio, de modo a proteger e recuperar o meio ambiente – o grupo está, neste momento, a meio caminho do seu objectivo.
Pregracke diz que já realizaram mais de 700 acções de limpezas em 22 rios. “Muitas pessoas chamam-me de conservacionista ou ambientalista, mas a questão é que eu não sou diferente de ninguém”, disse ele. “Eu só quero ser conhecido como um trabalhador americano.”
Pregracke acredita que a sua história é a prova de que qualquer um pode fazer a diferença no mundo: “Encontre uma causa que lhe seja querida e então comece a agir”.