China abre primeira clínica especializada em poluição atmosférica



Um hospital no sudoeste chinês abriu uma clínica para doentes que sofrem de sintomas relacionados com o smog, explicou ontem um médico daquele país, citado pela imprensa norte-americana. A clínica, situada em Chengdu, já tratou mais de 100 pacientes desde a sua abertura, na semana passada.

Segundo um especialista chinês em saúde pública, esta tendência deverá ser seguida por outros hospitais e clínicas, como forma de combater “rentabilizar” a poluição atmosférica do país.

Wang Qixun, médico da clínica, explicou que o lançamento deste serviço teve como pano de fundo o grande aumento de pacientes com sintomas ligados ao smog no último ano.

Desde que abriu, a 9 de Dezembro, a clínica tratou cerca de 12 pacientes por dia, a maioria com sintomas comuns – tosse, gargantas inflamadas e comichão – mas também asma e doenças de coração “pioradas” pelo smog.

À entrada da clínica, uma faixa vermelha ajuda os pacientes a sentirem-se melhor, pelo menos psicologicamente. “Não devemos temer o smog. Ele é prevenível e curável”.

Na verdade, a cidade de Chengdu tem pouca indústria, sobretudo se compararmos com Pequim ou outras cidades chinesas, pelo que muitos crêem que esta clínica não passa de uma acção de marketing do hospital. Mas a verdade é que as notícias de nevoeiros intermináveis, escolas fechadas devido à poluição e trânsito proibido por má visibilidade sucedem-se a um ritmo esmagador.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...