China: cão sobrevive 77 horas preso nos escombros de terramoto (com FOTOS)
Chega agora a público a história de um cão que conseguiu ser salvo com vida pelas equipas de resgate, depois de passar 77 horas preso debaixo dos escombros causados pelo terramoto violento que se fez sentir recentemente em grande parte do noroeste da China.
O animal esteve preso nos destroços de uma casa na província de Gansu durante mais de três dias – conseguiu sobreviver bebendo a água da chuva. Foi encontrado pelas equipas de resgate que procuravam por sobreviventes na região.
Acredita-se que tenham morrido 95 pessoas nos abalos, enquanto mais de 800 pessoas precisaram de tratamento hospitalar. A chuva que se seguiu provocou deslizamentos de terras – matando, pelo menos, nove pessoas e deixando oito subterradas.
O pior deslizamento aconteceu na aldeia de Nanyu, deixando enterradas 13 pessoas – ainda apenas nove corpos foram encontrados. Os esforços de resgate estão em andamento na aldeia vizinha de Yongguang, onde quatro pessoas também estão dadas como desaparecidas.
Foram afectadas pelo terramoto cerca de 123 mil pessoas, com 31.600 a terem sido instaladas em abrigos temporários. Quase 2.000 casas foram destruídas e cerca de 22.500 ficaram danificadas, principalmente nas áreas rurais.
O centro de monitorização de terramotos do governo diz que o sismo teve uma magnitude de 6.6, enquanto o Serviço Geológico dos EUA diz que foi de 5.9.