China: chão de vidro de passagem de montanha parte-se (com FOTOS)
Quando publicámos a notícia sobre a maior ponte pedonal de vidro do mundo, no Geoparque de Shinjuzhai, na província chinesa de Hunan, muitos leitores deixaram uma interrogação sobre a segurança da infra-estrutura.
A resposta poderá estar nesta outra estrutura, inaugurada há 15 dias na montanha de Yuntai, província de Henan. De acordo com o People’s Daily Online, vários turistas fugiram em pânico deste caminho de vidro quando um deles deixou cair uma caneca e o chão estalou.
Rapidamente, as imagens de chão quebrado circularam pelas redes sociais do gigante asiático e a infra-estrutura foi imediatamente encerrada pela administração do parque. A plataforma transparente situa-se a 1.110 metros de altitude e irá submeter-se, agora, a trabalhos de reparação.
Segundo o People’s Daily Online, uma turista que estava na passagem quando a caneca caiu disse ter sentido o chão tremer nesse momento. “Acabei de testemunhar a história. O chão em vidro do caminho da montanha de Yuntai acabou de se partir. Quando estava a completar a passagem, ouvi algo a bater no chão e senti um abanão nos meus pés”, explicou no Weibo, a rede social chinesa que equivale ao Twitter.
Segundo um porta-voz do parque chinês, apenas uma das três camadas de vidro da estrutura ficou danificada, pelo que nenhum dos turistas correu perigo. O responsável adianta que 67 dos 260 metros da plataforma está pavimentado com três camadas de vidro, cada uma com 2,5 centímetros e que pode aguentar até 800 quilos.
Nos últimos anos, as passagens e caminhos de vidro tornaram-se muito populares junto dos turistas chineses, sobretudo os que procuram experiências mais extremas.
[nggallery id=2318 template=greensavers]