China e Taiwan unem esforços ao criar satélite capaz de prever sismos
O acordo para a criação de um satélite capaz de prever sismos foi recentemente assinado entre responsáveis da China e de Taiwan. Com data de lançamento previsto para o próximo ano, a existência deste satélite está a ser recebida com entusiasmo pela comunidade cientifica.
Detectar antecipadamente as anomalias electromagnéticas que ocorrem momentos antes de um sismo é o objectivo do satélite. Para os responsáveis dos dois países, o novo projecto está a ser encarado como uma valiosa ferramenta na previsão de sismos, fenómeno natural que acontece com frequência tanto em Taiwan como na China.
Também do ponto de vista político a criação deste satélite representa um marco. “Esta é a primeira vez. Nunca ouvi falar de cooperação com Taiwan de qualquer tipo neste campo. Este tipo de dados é normalmente secreto”, declarou Li Zaoshe, pesquisador da Academia de Ciências da China, ao jornal South China Morning Post.
Envolto em algum secretismo, o satélite poderá ainda ter um importante uso militar, como a localização de estações de radar ou centros de lançamento de mísseis.
Foto: ESA