China vai introduzir taxa nas emissões de carbono



A China vai implementar uma taxa sobre as emissões de carbono, anunciou a agência de notícias estatal, a Xinhua. O País não consegue reduzir as suas emissões de carbono – ao contrário dos Estados Unidos, por exemplo, que em 2012 registaram o valor mais baixo de emissões de CO2 em 20 anos – e prepara-se para tomar medidas para tentar contornar a situação.

A China é responsável por quase todo o aumento de emissões de CO2 globais, sendo o maior poluidor do mundo e queimando quase tanto carvão como o resto do mundo. No início do ano, recorde-se, as nuvens de poluição chinesas levaram o governo daquele país a aconselhar as pessoas a ficarem em casa, por medidas de segurança relacionadas com a saúde e prevenção rodoviária, por exemplo

Pode recordar esse nevoeiro – que chegou a passar para o Japão – nestas fotos.

Na semana passada, avançou a Reuters, dois senadores propuseram uma lei para taxar as emissões de carbono, o que seria inédito no país.Uma alta taxa sobre as emissões de CO2 poderia estabilizar o clima e forçar as pessoas a conduzir carros mais eficientes, segundo o economista Robert Frank.

Mas foi o Prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, que resumiu a importância de uma taxa destas: “Se se preocupam com as alterações climáticas e coisas dessas, então [devem olhar para] a China. O crescimento chinês é uma maravilhosa história de sucesso que nos podem matar a todos”, revelou o economista em Dezembro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...