Cidade do Porto une esforços com Associação Limpeza Urbana
A Associação de Limpeza Urbana (ALU) conta com mais um município como seu associado: a cidade do Porto. A adesão foi assinada dia 6 de março, nas instalações da Porto Ambiente, a empresa municipal que faz a gestão dos resíduos naquele território, informou a ALU, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, para formalizar esta união estiveram presentes o vice-presidente da autarquia e presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Ambiente do Porto – EMAP, Filipe Araújo, assim como a administradora desta entidade, Helena Vilasboas Tavares, e ainda o presidente da ALU, Luís Almeida Capão.
Com a entrada da Porto Ambiente, a Associação Limpeza Urbana passa a contar com 27 municípios portugueses para trabalhar em conjunto e dar mais força às questões da limpeza urbana. São agora mais de 2 milhões os habitantes portugueses representados pelos associados da ALU.
“É com enorme satisfação que passamos a integrar a Associação de Limpeza Urbana. Numa altura em que se perspetiva, a curto trecho, a internalização da Limpeza do Espaço Público por parte da Porto Ambiente, a aproximação a esta instituição faz ainda mais sentido, tendo em linha de conta a sua atividade e os fins a que se propõe. Considerando os desafios que se colocam às cidades, vemos na ALU um parceiro de excelência para partilha de boas práticas e soluções inovadoras para este setor”, refere Filipe Araújo, Presidente do Conselho de Administração da Porto Ambiente.
A ALU “ganha cada vez mais importância junto dos municípios e das estruturas centrais de decisão, pela sua capacidade de trabalho em rede e pela marcação da agenda das políticas ambientais e de limpeza urbana, com várias medidas propostas, incluídas nos diplomas legais, e com a participação em vários grupos de trabalho nacionais e comunitários”, sublinha o comunicado.
Luís Capão, presidente da direção da ALU, afirmou que “A ALU continua focada em aumentar a rede de entidades locais e parceiros públicos e privados, de maneira a fomentar a eficiência, a investigação e inovação, procurando sempre a melhoria dos serviços de limpeza urbana em geral”.