Cidade mais congestionada da Europa quer livrar-se dos carros



Yvan Mayeur, o novo mayor de Bruxelas, quer acabar com os carros no centro daquela que é a actualmente a cidade mais congestionada da Europa. O membro do Partido Socialista, que tomou posse em Dezembro, quer tornar as principais artérias históricas do centro da capital belga numa zona pedestre e ciclável.

A alteração que Mayer pretende introduzir deverá transformar o centro de Bruxelas em grandes avenidas pedestres e com esplanadas. A nova zona pedestre juntar-se-á às ruas em volta da Grand Place, onde a circulação é proibida, e à Rue Neuve.

Nenhuma outra capital europeia foi tão prejudicada pelo trânsito do que Bruxelas. E aparentemente, refere o Atlantic Cities, o novo plano está a ser bem acolhido pelos habitantes locais. Apesar de os comerciantes dos principais eixos de Bruxelas terem receio de perder clientes, a maioria é a favor da mudança. O jornal belga Le Soir realizou um inquérito a 3.500 pessoas e revelou que 61% dos inquiridos é favorável à alteração.

“As pessoas devem poder vir à cidade para fazer compras e para passear”, defende o novo mayor, indicando que as mudanças vão ser benéficas para todos, cita o Flanders Today. “Uma auto-estrada pelo meio da cidade não é agradável, nem mesmo para os comerciantes. Os carros devem ficar estacionados, não andar a circular pela cidade”.

Foto:  askthepixel / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...