Cientistas acreditam ser possível carregar baterias apenas com a humidade do ar



Utilizando tempestades elétricas como ponto de partida, cientistas Universidade de Tel Aviv, em Israel, podem ter descoberto uma nova fonte de energia renovável.

Em testes de laboratório a equipa de cientistas conseguiu gerar carga elétrica utilizando apenas água e metal, o que aumenta a perspectiva da criação de baterias que podem ser carregadas apenas com a humidade do ar.

“Procurámos capitalizar um fenómeno natural: a eletricidade da água”, explicou o professor Colin Price que liderou a pesquisa.

“A eletricidade nas tempestades é gerada apenas pela água nas suas diferentes fases – vapor de água, gotículas de água e gelo. Vinte minutos de desenvolvimento nas nuvens é como passamos de gotículas de água a enormes descargas elétricas – raios – com cerca de 800 metros de comprimento”.

Price e sua equipa procuraram explorar o potencial das gotículas de água, que investigações anteriores demonstraram ser capazes de carregar superfícies de metal pela força do atrito. De maneira semelhante, outros estudos mostraram que alguns tipos de metal geram uma carga elétrica em resposta à humidade do ar.

As experiências da equipa foram projetadas para descobrir como uma tensão pode ser gerada entre dois metais, com um aterrado, quando eles são submetidos a altos níveis de humidade. Quando o ar estava seco, nenhuma voltagem era produzida. Mas uma vez que os níveis de humidade subiram acima dos 60%, a tensão começou a desenvolver-se, antes de desaparecer novamente quando a humidade começou a cair. Estes resultados foram reproduzidos em experiências ao ar livre e em condições naturais.

“Tentamos reproduzir a eletricidade no laboratório e descobrimos que diferentes superfícies metálicas isoladas acumularão quantidades diferentes de carga do vapor de água na atmosfera, mas apenas se a humidade relativa do ar estiver acima de 60%”, indicou Price. “Isto ocorre quase todos os dias no verão em Israel e todos os dias na maioria dos países tropicais”.

Segundo os investigadores, os testes mostraram que o ar húmido pode ser aproveitado para carregar superfícies em torno de um volt, o que eles dizem não estar tão longe do uso prático.

“Se uma bateria AA tem 1,5V, pode haver uma aplicação prática no futuro: desenvolver baterias que possam ser carregadas a partir de vapor de água no ar”, indicou. “Os resultados podem ser particularmente importantes como fonte renovável de energia nos países em desenvolvimento, onde muitas comunidades ainda não têm acesso à eletricidade, mas a humidade é constantemente de cerca de 60%”.

A investigação foi publicada na revista Scientific Reports.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...