Cientistas criam esponja que absorve o óleo derramado nos Oceanos



O derrame de petróleo no mar tem inúmeros impactes ambientais, prejudicando a qualidade da água, as espécies e a saúde das comunidades costeiras. Algumas situações reais em que se pode constatar o perigo e a dificuldade em recuperar destes incidentes são, o derrame em agosto de 2019 no Nordeste do Brasil, e em 2010 a explosão da plataforma da Deepwater Horizon, no Golfo do México.

Uma equipa da Universidade de Northwestern, no Estado de Illinois nos Estados Unidos da América, criou uma ‘esponja inteligente’ que absorve o óleo presente nos oceanos. A esponja é reutilizável e é revestida por OHM (nanocompósito oleofílico, hidrofóbico e magnético) que permite extrair o óleo, numa quantidade 30 vezes superior ao seu peso, ao mesmo tempo que resiste à água.

A ideia é que a esponja tenha cerca de 2 e 3 metros, embora não exista um tamanho limite, e que seja colocada nos locais cobertos de óleo como nas praias ou no mar.

Vinayak Dravid, um dos autores da investigação, explica numa publicação da Universidade “Os derrames de óleo têm efeitos devastadores e imediatos no meio ambiente(…)”, “a nossa esponja pode remediar os derrames de uma maneira mais económica, eficiente e ecológica do que qualquer uma das soluções atuais”.

 

“A esponja absorve o óleo (à esquerda) e resiste à água (à direita).”




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...