Cientistas criam nova membrana bioplástica reciclável que separa o óleo da água



Uma equipa de cientistas da University of Groningen e da NHL Stenden University of Applied Sciences, nos Países Baixos, anunciou a criação de uma membrana com base biológica e fácil de reciclar. A inovação de vitrímeros (tipo de polímeros) pretende ser uma alternativa mais amiga do ambiente, útil em situações de derrames de petróleo no mar.

“A membrana é firme o suficiente para filtrar o óleo da água. Quando a areia e as algas obstruem os poros, a membrana pode ser despolimerizada e recriada a partir dos blocos de construção após a remoção dos poluentes”, explicam em comunicado.

“Estamos confiantes de que os nossos métodos são escaláveis, tanto para a síntese de polímeros como para a produção e reciclagem da membrana”, afirmam. A equipa aguarda agora uma parceria a nível industrial para desenvolver o material.

“A facilidade com que o SAVER [superamphiphilic vitrimer epoxy resin membranes] de base biológica pode ser fabricado, usado, reciclado e reutilizado sem perder valor, aponta para novas direções no projeto de um ciclo de vida da membrana superanfifílica de circuito fechado” explicam, acrescentando que esta solução pode “desempenhar um papel fundamental nos esforços de sustentabilidade em todo o mundo”.

© https://doi.org/10.1002/adma.202008460




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...