Cientistas desenvolvem pequeno filtro capaz de purificar a água



Uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma nova forma de purificar a água. Trata-se de um filtro feito de nanotubos de carbono carregados com plasma que conseguem facilmente filtrar contaminantes nocivos e até mesmo remover o sal da água.

Os filtros são pequenos – fáceis de integrar em purificadores de água portáteis do tamanho de um bule. Especialmente para as regiões mais pobres ou remotas, estes dispositivos poderiam tornar-se muito mais práticos do que a construção de fábricas de purificação em larga escala que exigem uma grande quantidade de energia e altos custos de funcionamento.

Segundo o Inhabitat, estes novos filtros têm outros benefícios: em vez de exigirem uma fonte de alimentação contínua, eles são recarregáveis, tornando-se ideais para locais sem acesso a electricidade. Os filtros são também incrivelmente versáteis e capazes de filtrar uma série de contaminantes, incluindo microorganismos potencialmente perigosos – algo que outros sistemas de dessalinização não conseguem fazer.

Os cientistas já provaram que o método é eficaz e estão agora a trabalhar na investigação de outros nano materiais, com o objectivo de criar filtros mais densos e mais fortes.

O estudo completo foi publicado na revista Nature Communications.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...