Cientistas querem gerar electricidade com recurso a energia dos vulcões



Uma equipa de cientistas de duas empresas de Seattle, nos Estados Unidos, quer aproveitar uma das mais poderosas fontes energéticas da mãe natureza e introduzir 90,8 milhões de litros de água num vulcão adormecido no Oregon.

Os cientistas esperam que a água possa regressar à superfície perto do ponto de ebulição e será então utilizada para gerar electricidade limpa – sem os efeitos secundários associados à actividade vulcânica, como as explosões e o magma em fusão.

Os investigadores esperam que o novo método possa trazer um impulso à energia geotérmica, que tem sido renegada devido aos custos, problemas técnicos e receios de que possa provocar sismos. O projecto das duas empresas gerou bastante interesse, nomeadamente o do Departamento de Energia do Governo norte-americano e da Google. O Departamento de Energia disponibilizou já €17,2 milhões para o projecto e a Google, em conjunto com outros investidores, alocou €5 milhões.

“Sabemos que o calor está lá. A grande questão é saber se conseguimos fazer circular água suficiente pelo sistema para o tornar economicamente viável”, afirma Susan Petty, presidente da Alta Rock, uma das empresas que está a desenvolver o projecto, cita o Inhabitat.

Actualmente, estão já a ser conduzidos pequenos testes para determinar a viabilidade do projecto e para afastar as hipóteses de induções de sismos no local.

Foto: magnus.moller / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...