Cientistas reciclam beatas em tijolos. E esta pode ser a solução ideal para este resíduo perigoso



A incorporação de beatas de cigarros em tijolos utilizados ​​para construção pode ajudar a reduzir o custo da energia necessária para criar este material de construção, assim como ajudar no descarte das beatas nocivas para o ambiente que geralmente contêm substâncias cancerígenas, indicam os cientistas.

Mais de seis biliões de cigarros são produzidos a cada ano em todo o mundo, resultando em 1,2 milhões de toneladas de lixo tóxico despejado no meio ambiente.

Cientistas da RMIT University, na Austrália, demonstraram que os tijolos de argila cozida com 1% de conteúdo de ponta de cigarros reciclada são tão fortes quanto os tijolos normais e usam menos energia para serem produzidos.

A análise mostrou que se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro, isso compensaria a produção total de cigarros a cada ano.

O principal investigador, o Professor Abbas Mohajerani, indicou em comunicado que as beatas estavam saturadas com produtos químicos tóxicos, incluindo mais de 60 conhecidos por causar cancro.

“A queima de beatas em tijolos é uma maneira confiável e prática de lidar com este terrível problema ambiental, ao mesmo tempo que reduz os custos de produção de tijolos”, disse Mohajerani.

“Precisamos fazer muito mais para impedir que as beatas de cigarro poluam as nossas ruas, rios e oceanos, e evitar que libertem toxinas prejudiciais para o nosso meio ambiente.

“O nosso objetivo final é um mundo livre da poluição das beatas de cigarro: o nosso plano de implementação da indústria descreve as etapas práticas necessárias para transformar esta visão em realidade.”

Os investigadores também desenvolveram um plano sobre como as pontas de cigarro podem ser coletadas e recicladas à escala industrial.

Diferentes métodos de incorporação são descritos – utilizando pontas inteiras, pontas pré-trituradas ou uma pré-mistura onde as pontas já foram incorporadas em outros materiais de fabrico de tijolos.

O novo estudo também detalha os tipos de bactérias nocivas encontradas nas pontas de cigarro, analisa como os metais pesados ​​podem ser libertador para o meio ambiente e examina o valor energético das pontas no processo de fabrico de tijolos.

Ao analisar o valor da energia das beatas, a equipa da Escola de Engenharia da RMIT, Austrália, mostrou que a incorporação de 1 por cento do conteúdo de beatas de cigarros reduziria a energia necessária para queimar tijolos em 10%.

Pode demorar muitos anos para que as pontas de cigarro se comecem a degradar, enquanto metais pesados ​​como arsénio, cromo, níquel e cádmio presos nos filtros infiltram-se no solo e nos cursos de água.

Durante o fogo, no entanto, esses metais e poluentes ficam presos e imobilizados nos tijolos.

Os tijolos feitos com pontas de cigarro também são mais leves e proporcionam melhor isolamento – o que significa custos reduzidos de aquecimento e refrigeração.

Segundo o principal autor desta investigação, seria igualmente necessário as autoridades locais providenciarem caixotes do lixo específicas para as beatas, de forma a permitir colectar este resíduo pronto para ser reciclado nos tijolos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...