Cinco razões para começar a andar de bicicleta no seu dia a dia



Com a crise pandémica muitas cidades decidiram incentivar o uso de bicicleta e começaram a construir ciclovias para facilitar a adoção deste meio de deslocação. Em Julho de 2019, o Governo Português aprovou a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC), na qual se comprometeu a ter dez mil quilómetros de ciclovia em todo o país até 2030.

A bicicleta é um meio de transporte eficiente, rápido, prático, e que contribui não só para a saúde humana como para a conservação do ambiente.

Portugal está em fase de desconfinamento e muitas pessoas regressam esta semana ao trabalho. No entanto, o vírus não desapareceu, e como tal as medidas de distanciamento social continuam implícitas. Numa fase em que o número de carros vai voltar a aumentar nas estradas, e a procura por transportes públicos também, se puder deslocar-se de bibicleta, porque não?

Damos-lhe cinco razões para começar a usar a bicicleta no seu dia a dia:

  • É bom para a saúde – Não só vai estar a deslocar-se, como a fazer exercício físico ao mesmo tempo. O exercício aumenta os níveis de energia, combate doenças, ajuda a desenvolver um sistema cardiovascular saudável, e melhora o sono à noite. Durante este período, é também uma forma de evitar expor-se ao contágio de Covid-19.
  • Contribui para o bem estar dos outros e do ambiente – A bicicleta, ao contrário dos automóveis, não se move a combustível nem produz gases poluentes, não faz ruído, e é muito mais segura. Ao deslocar-se não está a contribuir para a poluição do ar nem para a sonora.
  • Poupança monetária – A bicicleta trás despesas, mas não são nem de perto comparáveis às dos automóveis, que exigem gastos a nível de combustível, documentos e manutenção. É também uma alternativa aos transportes públicos que exigem a compra de passes e bilhetes, ou até um complemento, dado que muitos comboios e autocarros já estão ajustados com lugares para ciclistas.
  • É mais seguro – Só em 2018 existiram 34.235 acidentes de viação, segundo a PORDATA. É um número assustador que pode ser evitado. Embora também existam acidentes de bicicleta, a consciencialização e o respeito pelos ciclistas e pelas ciclovias tem vindo a crescer com o aumento da procura por este meio de deslocação.
  • Permite conhecer melhor a sua cidade e apreciar o percurso – Quantas vezes se depara no seu percurso diário distraído com o telemóvel ou com outros fatores? Se andar de bicicleta, não só começa a conhecer melhor a sua cidade, como começa a apreciar muito mais o trajeto e tudo o que o rodeia.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...