CineEco com mostra de curtas no Fórum Mundial da Água em Brasília



 O CineEco de Seia vai ter uma Mostra de curtas-metragens sobre a temática da Água, no 8º Fórum Mundial da Água, que vai decorrer em Brasília (Brasil) de 18 a 24 de Março deste ano. 

 Esta Mostra decorre da parceria estabelecida entre o município de Seia, através do festival e o Projecto “Portugal Rumo a Brasília”, de que é Comissário Nacional, Jaime Melo Batista do LNEC.

 O Pavilhão de Portugal, com mais de 200 m2 terá uma pequena sala para pequenas palestras e projecções diárias de curtas CineEco, cujo programa está em elaboração.

 Nos dias do Fórum, serão exibidas 17 Curtas Internacionais, que já estiveram em competição na edição de 2017 do festival de Seia e 15 curtas portuguesas, de até 5 minutos, estas últimas resultantes da abertura de inscrições para o efeito.

 Ao todo inscreveram-se perto de 3 dezenas de curtas portuguesas, tendo a organização seleccionado 15 e atribuído um prémio de 250 € ao filme A Última Gota, de Tony Correia, de Seia.  A última Gota, tem a duração de dois minutos e meio e conta a história de um menino com um sonho de transformar uma natureza destruída, onde a água é o elemento primordial de toda a vida em redor. 

 Uma Menção Honrosa foi atribuída à curta de 4 minutos O Centro de Portugal, de Ruben Alves, que conta histórias de crianças e a forma como estas coexistem no Centro de Portugal, com a ajuda de planos enviados pelos portugueses, de acordo com os desafios que foram sendo lançados pelo próprio realizador, para dar a conhecer esta região portuguesa.

 Esta é mais uma oportunidade de afirmação do CineEco, único festival de cinema em Portugal dedicado à temática do ambiente e que conta com o alto patrocínio da Presidência da República e do departamento de Ambiente das Nações Unidas.

 Em Brasília, o Diretor do CineEco, Mário Branquinho coordenará estas exibições e será simultaneamente um dos membros do júri de um festival de curtas sobre a Água, organizado pelo Filmambiente e que decorrerá no referido Fórum.

 O Fórum Mundial da Água, organizado a cada três anos, desde 1997, pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião (este ano o Brasil), tornou-se um acontecimento incontornável da agenda internacional, assumindo-se como o maior evento dedicado à água a nível global. Acolhe cerca de 30 000 pessoas durante uma semana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...