Cinzeiros de praia: uma boa solução para combater grave problema ambiental
Para além dos impactos óbvios para a saúde e da qualidade do ar, fumar implica também outros problemas em termos de resíduos. Muitas vezes, por exemplo, um cigarro mal apagado é o que está na origem de um incêndio florestal.
Um hábito muito comum a grande parte dos fumadores e que tem enorme impacto ambiental passa pelo atirar de pontas de cigarro para os espaços públicos. Um dos exemplos mais flagrantes desta falta de civismo encontra-se nas praias, pejadas de beatas.
Sabia que uma ponta de cigarro pode levar até dois anos a degradar-se? Se multiplicarmos este número pelos milhares de pontas que se acumulam pelos areais de norte a sul do país, ficamos com uma noção do impacto que este problema significa para o nosso planeta. E atenção, que estamos a falar só de Portugal, imagine-se então se abordarmos o tema de uma forma mundial!
Já disponíveis de forma gratuita à entrada de muitas praias nacionais, os cinzeiros de praia são uma boa solução para quem quer continuar a fumar, sem deixar no areal um rasto de beatas. Caso não haja cinzeiros na sua praia de sempre, poderá usar um recipiente temporário, para depositar a cinza e a ponta de cigarro, evitando assim sujar o areal.
O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.
Foto: via Creative Commons