Coca-Cola e Pepsi unem-se para convencer jovens a combater alterações climáticas
Vinte e nove empresas globais, entre as quais concorrentes como Coca-Cola e Pepsi, Unilever e Nestlé e WPP e Omnicom, uniram-se na plataforma Collectively.org, criada para convencer os jovens entre os 18 e os 30 anos a combaterem activamente as alterações climáticas.
O projecto irá focar-se em inovações na área da moda, alimentação, design e tecnologia e nos programas criados para evitar as “consequências deprimentes” da extinção de animais, poluição e desflorestação.
“Todos os dias, as mentes mais criativas do mundo estão a pensar, desenhar, testar, criar e lançar novas soluções inspiradoras para nos ajudar a melhorar”, explica a plataforma. Todas as histórias partilhadas terão em comum projectos positivas – estas empresas acreditam que a informação catastrófica apenas afasta os mais jovens desta questão.
“A Collectively irá ligar [esta geração] às inovações que estão a moldar o futuro, facilitando as suas acções, compras, investimentos e promovendo as ideias em que eles acreditam. Para passarem a ser parte da solução”, explica a plataforma.
O facto de o projecto partilhar vários rivais empresariais está a ser considerado uma inovação importantíssima – e impensável há poucos anos. “Envia um sinal forte [para o mundo]. As grandes corporações estão cada vez mais frustadas com a influência do lobby dos combustíveis fósseis no processo político, e estão preparadas para se envolver e pressionar por uma mudança”, escreve o Guardian.
Por outro lado, estas escolheram deixar de fora as suas marcas no novo site, sabendo que os jovens sentem-se enganados sobre os reais motivos dos grandes negócios e empresas. Na verdade, lançar novos projectos e plataformas é sempre a parte mais fácil de toda a mudança – o difícil é torná-las relevantes e empenhar-se realmente no sucesso da iniciativa. Será que desta vez resultará?
Foto: Thomas Tolkien / Creative Commons