Comboio super-rápido Hyperloop vai chegar à Europa
O Hyperloop, sistema de transporte de alta velocidade que está a ser desenvolvida pelo empreendedor Elon Musk e que pode atingir velocidades de 1.200 km/h, poderá em breve ligar Helsínquia (Finlândia) e Estocolmo (Suécia), numa distância de 500 quilómetros, em apenas 28 minutos.
Para termos uma ideia do potencial deste meio de transporte, a ligação entre as duas capitais dura uma hora de avião e 16 horas por ferry. O projecto poderá também abranger a Estónia. “Uma região de 5 milhões de pessoas pode tornar-se numa área metropolitana, fazendo crescer o valor das propriedades e a produtividade ao longo da rota”, explicou a Hyperloop.
Segundo o Daily Mail, os responsáveis do HTT (Hyperloop Transportation Technologies) estão a ver várias possibilidades de ligações europeias, tendo já reunido com o Governo eslovaco para uma possível ligação entre Bratislava, nesse país, e Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria). O projecto custa entre €180 e €270 milhões e poderá estar concluído em 2020.
Durante os primeiros ensaios do comboio, em Maio de 2016, o sistema de propulsão conseguiu disparar uma plataforma metálica a 2,4 G, ou seja, dos 0 aos 85 km/h em apenas um segundo. Um sistema experimental e totalmente funcional deverá estar pronto ainda antes do final de 2016.