Como a Etiópia vai plantar cinco mil milhões de árvores este ano



O crescimento populacional da Etiópia, a necessidade de mais terras agrícolas, o uso insustentável da floresta e as alterações climáticas são frequentemente referidas como as causas do rápido desmatamento neste país africano. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as florestas ocupavam 35% do território da Etiópia no final do século XIX, mas esse valor foi descendo até aos 4%. Com 103 milhões de habitantes, a Etiópia é a segunda nação mais populosa da África, depois da Nigéria. O país é vulnerável a desastres ambientais causados ​​pelas mudanças climáticas, especialmente às secas, que se intensificaram nos últimos anos e afetam milhões de pessoas.

O projeto liderado pelo primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, tem objetivos ambiciosos: depois de no passado ter conseguido alcançar um recorde mundial, ao plantar mais de 350 milhões de árvores apenas num dia, em cerca de mil localidades do país, este país africano pretende agora plantar cinco mil milhões até ao final de 2020. E 20 mil milhões nos próximos quatro anos.

A plantação faz parte de uma iniciativa chamada #GreenLeagacy (“Legado Verde”), em que cada cidadão é encorajado a plantar, pelo menos, 40 árvores. A campanha quer consciencializar o público para a degradação ambiental da Etiópia e alertar para a importância de adoptar um comportamento ecológico. Além de milhares de voluntários, a iniciativa também conta com o apoio da ONU e das embaixadas de alguns países na Etiópia.

As autoridades etíopes têm feito uma monitorização a nível nacional da plantação para garantir que as plantas cresçam efetivamente e que a prática terá continuidade no futuro, para ser possível identificar quais sementes crescem e onde e quais é que não crescem.
Uma pesquisa publicada na revista Nature estima que 15 mil milhões de árvores são cortadas no mundo em cada ano, estimulando o aquecimento global. Além disso, uma pesquisa da WWF mostra que o desmatamento é responsável por mais de 15% dos gases de efeito estufa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...