Como as plantas recuperam de um golpe esmagador



Os cientistas descobriram que espécies como orquídea, boca-de-leão e a ervilha-de-cheiro poderiam recuperar entre 10 a 48 horas após uma lesão. Estas plantas são capazes de se dobrar, torcer-se e reposicionar as suas hastes para garantir que se reproduzam. Os investigadores analisaram 23 espécies de flores nativas e cultivadas no Reino Unido, Europa, Austrália e América do Norte e do Sul.

Os cientistas descobriram que, quando essas espécies eram danificadas, podiam reposicionar com precisão seus órgãos sexuais. “Há espécies de orquídeas que fazem isso apenas dobrando o caule principal”, disse Scott Armbruster, da Universidade de Portsmouth, que liderou a pesquisa. “É muito rápido, dentro de um ou dois dias, reorientam seu caule principal, para que todas as flores estejam na posição correta”, acrescentou o cientista à BBC News.

As notáveis ​​habilidades de algumas flores para se recuperar rapidamente de ferimentos graves foram anteriormente ignoradas pela ciência, dizem os autores deste novo trabalho. Outras espécies, denominadas radialmente simétricas, como girassol, petúnia, botão de ouro e rosa selvagem, têm muito menos capacidade de se recuperar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...