Como eram os céus das grandes cidades antes da poluição? (com FOTOS)



Uma exposição chamada Darkened Cities pode ajudar os habitantes das cidades a vislumbrarem magníficos céus estrelados como nunca antes viram. O artista Thierry Cohen oferece novos céus a cidades por todo o mundo – cenários meticulosamente criados, impossíveis de serem vistos nos dias que correm.

Através da combinação de duas imagens, Cohen revela as maravilhas cósmicas ocultadas pela poluição que cobre as principais cidades do mundo. Primeiro, ele fotografa as metrópoles num determinado momento. Depois segue a rotação da Terra, em busca do mesmo pedaço de céu que tinha fotografado por cima da cidade, mas agora quando ele surge em locais livres de poluição – como o Joshua Tree National Park ou o deserto de Mojave, nos Estados Unidos.

Cohen dedicou-se a fotografar cidades e áreas remotas do mundo à noite durante três anos. Depois, combinou pares de fotos do mesmo céu para criar uma visão de como poderia ser o mundo se não estivesse dominado pela poluição atmosférica.

O resultado é uma imensidão de pontos brilhantes a revestirem os céus nocturnos citadinos. É incrível poder ver a luz das estrelas a brilharem para lá do Empire State Building ou por cima das auto-estradas de Shangai, transformando-se na única fonte de iluminação dos locais.

“As fotografias de Cohen tentam restaurar a nossa visão, e em impressões e imagens muito bem trabalhadas oferecem ao espectador uma possibilidade – a de se conectar com a energia infinita das estrelas”, escreve a Danziger Gallery, em Nova Iorque.

A exposição está neste momento em Itália, em Reggio Emilia, onde permanecerá até 16 de Junho.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...