Como Londres transformou antigo gasómetro histórico num parque verde

Reabilitar a história para oferecer aos cidadãos

Construído nos anos 50 do século XIX e expandido em 1883, o gasómetro Nº8 de Londres armazenou 30.000 metros cúbicos de gás durante mais de 150 anos, tendo finalmente sido desmantelado em 2011.

Situado em King’s Cross, no centro da cidade, o gasómetro começou por ser desmantelado cuidadosamente, para que a sua armação circular não se partisse. Depois de recuperada e restaurada, ela foi reerguida no mesmo local em 2013. “Agora, o gasómetro é um novo espaço onde os londrinos podem relaxar, assistir a eventos e gozar com outro tipo de entretenimento”, explica o Mail Online.

Na verdade, o gasómetro victoriano é considerado um edifício histórico de grau II – existem três graus de importância, sendo o I o mais relevante. O novo espaço chama-se Gasholder Park – Parque Gasómetro, em português – e foi desenhado pela Bell Philips Architects, que venceu um concurso em 2009.

“É um projecto fantástico que combina a herança industrial de King’s Cross com a arquitectura contemporânea, criando um local único”, explicou o atelier de arquitectura.

Patrocinadores

css.php