As previsões meteorológicas indicam uma descida acentuada da temperatura para os próximos dias. Em várias regiões do país estão já sob aviso amarelo, um alerta que avisa as populações que deve ter cuidados redobrados com o frio.

E se na rua sabemos que vestir várias camadas de roupa é uma protecção eficaz contra o frio gélido que se faz sentir, como será nas nossas casas? Estatísticas indicam que 70% do parque edificado português é anterior a 1990, altura em que não existia regulamentação térmica dos edifícios. N prática isto resume-se em maus isolamentos térmicos, logo maiores necessidades energéticas.

Estar confortável em casa, evitando aumentar exponencialmente a conta de electricidade a pagar ao fim do mês é o grande desafio para muitos portugueses durante os meses de Inverno.

Um dos truques para conseguir manter a casa quente passa por aquecer as divisões consoante as nossas necessidades. De pouco vale ter aquecedores espalhados pela casa se apenas estamos numa divisão. O meio ambiente agradece e a sua carteira também.

Mas como posso garantir que o calor não “escapa” por portas e janelas da divisão? A resposta em mais um vídeo Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: via Creative Commons