Como reaproveitar os estádios do Euro 2004? Uma ideia Green Savers



Periodicamente, o cenário repete-se. A televisão sintonizada na TVI ou na Sport TV e, na imagem, um estádio deserto. Leiria, Aveiro, Bessa, Algarve e, a espaços, o Estádio Municipal de Coimbra, são exemplos de insustentabilidade financeira crónica.

Ao todo, foram investidos 323,5 milhões de euros nos dez estádios construídos de raiz ou remodelados para o Euro 2004– 20 milhões para o de Leiria, 45 milhões para o Estádio do Bessa, 62 milhões para o Estádio de Aveiro e 30 milhões para o Estádio do Algarve.

Muito dinheiro para ficar, agora, “empatado”.

As críticas, aliás, sucedem-se, sendo que entre as hipóteses periodicamente colocadas em cima da mesa está inclusive a própria demolição de alguns destes estádios, para diminuir a sua pesada factura mensal.

O Green Savers pegou num exemplo – o “velhinho” estádio de Highbury, durante 87 anos o estádio oficial do Arsenal – e promove aqui uma sugestão para o futuro dos estádios subaproveitados do Euro 2004: a sua transformação numa zona residencial sustentável.

Foi isso que aconteceu a Highbury este ano. O estádio foi redesenhado e convertido em 711 apartamentos, num projecto a que se chamou Highbury Square.

As bancadas foram demolidas, mas algumas partes do antigo estádio foram mantidas. O melhor é que o próprio relvado onde durante décadas os jogadores arsenalistas passearam classe é agora um jardim comunitário. E haverá melhor local para passar um final de tarde de domingo num local onde Thierry Henry e Cesc Fabregas costumavam trocar passes?

Os apartamentos começaram a ser vendidos em Outubro de 2005 e em Maio de 2006 todas as propriedades das bancadas norte, este e oeste tinham sido compradas.

Hoje, de acordo com o The Guardian, todo o dinheiro investido no Highbury Square está recuperado e o clube está já a ganhar dinheiro com o projecto. Ou seja, os 150 milhões de euros que o clube investiu transformaram-se, para já, em 181 milhões.

“O plano para financiar, em parte, a mudança para Emirate [o novo estádio do Arsenal] através de um projecto imobiliário em Highbury, questionado por alguns, está agora a dar resultados. Há apenas 85 apartamentos disponíveis para venda em Highbury Square, mas estes deverão estar vendidos até ao final do próximo ano fiscal”, escreveu há dias o The Guardian.

Confira os apartamentos do empreendimento, que venceu em 2009 o Prémio Especial do Júri no MIPIM – um dos prémios mais reconhecidos da área – devido às suas credenciais ligadas à sustentabilidade e características arquitectónicas.

Ou vá directamente à galeria de imagens da Highbury Square.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...