Como tornar o seu trabalho mais suportável



A maioria das pessoas passa entre oito a nove horas por dia a trabalhar, o que significa que um terço de toda a vida é passado no emprego. Como tal, é aconselhável que o local de trabalho seja um espaço agradável e funcional.

Chris Barez-Brown, antigo soldado e orador motivational passou os últimos 15 anos a ajudar empresas e funcionários na relação quotidiana. Como perito que é, Barez-Brown aponta algumas dicas para fazer com que o seu emprego funcione para si. Contudo, os conselhos podem ser um pouco controversos.

Odeia o seu trabalho? E então?

É fácil confundir uma má semana de trabalho com o ódio ao emprego. “As pessoas pensam muitas vezes que mudar de emprego é a solução, mas o que têm pode ser bom. Têm apenas de o moldar”, indica Barez-Brown. O que é que pode então fazer para tornar o seu trabalho mais agradável? Ir a entrevistas para novos empregos – destaca-o dentro do seu actual trabalho e faz com que os directores reconheçam o seu potencial. E nessas entrevistas pode até encontrar o seu emprego ideal ou perceber que afinal o seu emprego é bom.

Faça uma pausa (mas das boas)

Se fazer uma sesta em cima da sua secretária pode dar mau aspecto – ou parecer simplesmente peculiar – Barez-Brown afirma que uma sesta depois do almoço pode ser a chave para a produtividade. “Há muitos estudos que revelam que o corpo humano funciona melhor desta maneira. As sestas são muito revigorantes”, afirma o especialista. Pode parecer extremo, mas há muitas empresas que estão a adoptar esta tradição, mundialmente conhecida como espanhola, e têm já espaços de lazer onde os funcionários podem descansar depois do almoço.

Leia um livro na sua secretária

A sua secretária do escritório pode tornar-se num local onde gosta de estar. Considere chegar mais cedo para ler um pouco antes de começar o seu dia de trabalho. “Desvie a sua atenção do trabalho. É importante sair da secretária e fazer pequenas pausas, assim como é importante tornar o seu espaço de trabalho num local de lazer”, explica Barez-Brown.

Exercite-se

Pensa que a maior ameaça no seu local de trabalho é o café ou leite questionável? Pense melhor. “Ser sedentário causa mais doenças que o fumo do tabaco, de acordo com um estudo do ano passado”, revela o especialista. Uma das sugestões indicadas por Barez-Brown é trocar a secretária convencional por uma secretária de pé, que o obriga a fazer mais exercício físico e é mais estimulante.

Ao ajudar o seu chefe também se está a auto ajudar

“Um bom chefe é emotivo, humilde, assume riscos e valoriza a individualidade”, diz Barez-Brown. E se o seu chefe ainda não possuir estas qualidades? “Marque uma reunião com ele e identifique os seus problemas, trabalhe no que está a criar a negatividade e discuta o que pode ser feito. O papel dos chefes é ajudá-lo e fazê-lo sentir-se bem”, indica. Esta é a única maneira de se relacionar com os directores.

E quando precisar de reclamar?

Não o faça no trabalho. “Faça-o com um amigo”, diz Barez-Brown. De preferência um amigo que não tenha nada que ver com o seu trabalho e que o ouça enquanto reclama. A maior parte das vezes apenas é necessário desabafar. “Fazê-lo no trabalho é potencialmente negativo e pode danificar a sua carreira”, indica o especialista.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...