Como vai Moçambique usar 16,5 milhões de dólares para conservar espécies?
16,5 milhões de dólares americanos: é este o valor que Moçambique irá receber durante os próximos seis anos para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger as espécies globalmente ameaçadas. País vai também apostar em acções de sensibilização junto das comunidades para mitigar a caça furtiva.
O anúncio foi feito pelo governo moçambicano, aquando a formalização do acordo de financiamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) ao país africano.
Segundo o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, o financiamento agora conseguido será aplicado na “implementação da Lei de Conservação e de ações de mitigação da caça furtiva junto das comunidades residentes nos parques e nas zonas tampão.
Estabelecer uma ligação mais estreita entre as comunidades locais e a necessidade urgente de conservação de algumas espécies em risco será o grande desafio deste programa dedicado a salvar a biodiversidade moçambicana.
Foto: via Creative Commons