Compras do mercado vão ter a casa de bicicleta em Albergaria-a-Velha



A Câmara de Abergaria-a-Velha disse ontem que o projeto de levar para casa as compras de bicicleta, denominado “Vai e Volta, a Malta Transporta”, teve 208 horas de utilização em 2022.

De acordo com a Câmara de Albergaria-a-Velha, as ‘cargo-bikes’, bicicletas elétricas de carga, tiveram no ano passado a sua maior utilização (42%) no projeto “Vai e Volta a Malta Transporta”, com 208 horas.

O projeto consiste num serviço gratuito de transporte de compras que acontece às quartas-feiras e sábados de manhã no Mercado Municipal.

Além disso, as ‘cargo-bikes’ foram usadas, fora desse serviço, pelos residentes do concelho 104 horas no ano, após uma formação gratuita, mas obrigatória, sendo que 80% dos utilizadores foram portugueses, 10% venezuelanos e 10% ucranianos.

Os dados de 2022 revelam ainda que o programa MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, criado em 2018, cresceu face ao ano anterior com 204 utilizações mensais (média), face às 156 utilizações em 2021 e às 98 utilizações em 2018.

Na Box MOB.A localizada na Incubadora de Empresas, onde são disponibilizadas bicicletas de utilização gratuita, os meses de julho e novembro, com 307 e 322 viagens, respetivamente, foram os com mais utilizações por utilizadores registados, dos quais 61% são portugueses, 29% são brasileiros, 4% são venezuelanos e 6% de outras nacionalidades.

“Com o objetivo de ensinar e incentivar as crianças para a utilização da bicicleta em ambiente escolar, o Programa Operacional Pedalar destacou-se em 2022 com as formações, a avaliação de competências dos alunos e as atividades dirigidas ao ensino pré-escolar e 1.º ciclo, que abrangeram um total de 1.374 alunos. Foram também disponibilizadas regularmente bicicletas e materiais para a dinamização das atividades no âmbito do Desporto Escolar sobre Rodas, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha”, revela fonte municipal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...