“Condomínio de Aldeia” do Fundo Ambiental com apoio de 400 mil euros
O Fundo Ambiental foi criado em 2016 e tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática revela hoje que foram recebidas 11 candidaturas ao aviso do Fundo Ambiental “Condomínio de Aldeia – Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em Territórios de Floresta”, cujo prazo terminou a 7 de agosto.
Os projetos serão agora avaliados, para um financiamento máximo disponível no Fundo Ambiental de 400 mil euros, e os selecionados vão beneficiar de um apoio até 50 mil euros, com uma taxa de financiamento de 100%.
Os proprietários são incentivados a assumir a gestão rural e a limpeza de terrenos ao redor das habitações. O objetivo do programa é promover a reconversão de áreas de matos e floresta em redor dos aglomerados populacionais, melhorando a defesa contra incêndios rurais, protegendo pessoas e bens, ao mesmo tempo que se fomenta a biodiversidade.
O “Condomínio de Aldeia” foi dirigido aos municípios, comunidades e associações de desenvolvimento local de territórios afetos ao Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das Serras de Monchique e Silves, ou integrados no Programa de Revitalização do Pinhal Interior.