Consumo em Verde: Empresa apoiada pela Cotec Portugal entra nos Estados Unidos e Canadá
A Consumo em Verde, a primeira empresa criada no âmbito da iniciativa Act (Acelerador de Comercialização de Tecnologias) da Cotec Portugal, assinou um contrato com a FMC Corporation, multinacional do sector químico, para a distribuição do seu fungicida patenteado nos EUA e Canadá.
A Consumo em Verde (CEV) irá produzir o Problad Plus, um fungicida biológico eficaz em fungos de plantas como a vinha, morangueiro, tomateiro e nogueira. Entre as principais vantagens do produto destacam-se a sua elevada eficácia (comparável à dos fungicidas obtidos por síntese química), o seu largo espectro de acção e o facto de não prejudicar os animais, o homem ou o meio ambiente.
Leia mais sobre a Consumo em Verde nesta notícia do Sol (datada de 2007). E no site da Cotec.
A tecnologia na base do Problad Plus, desenvolvida no Instituto Superior de Agronomia e no Instituto de Tecnologia Química e Biológica, passou pelas diversas fases de apoio à comercialização de tecnologias da iniciativa Act, o que resultou na criação da startup CEV – Biotecnologia das Plantas, SA.
O Act é uma iniciativa da COTEC Portugal que tem por objectivo apoiar a criação de empresas de base tecnológica dirigidas a mercados globais. Os projectos apoiados pelo Act passam por um processo que inclui uma acção de formação para avaliação do potencial das tecnologias (Programa COHiTEC), acesso a financiamento para a fase de validação tecnológica, acompanhamento no desenvolvimento de um plano de negócios e apoio na negociação com investidores.
A CEV foi a primeira de treze empresas criadas na sequência desta iniciativa. O contrato de distribuição que a CEV agora assinou com a FMC reveste-se de importância estratégica para a empresa, uma vez que acede ao mercado norte-americano em parceria com uma empresa de referência do sector agro-químico. A FMC está cotada na bolsa de Nova Iorque e em 2010 registou um volume de facturação de 2,4 mil milhões (R$ 5,4 mil milhões).