Cooperativa ecológica inaugura complexo turístico na Arrábida (com VÍDEO)
Durante dois dias, um grupo de jovens de Lisboa descobriu alguns dos segredos do Parque Nacional da Arrábida. Eles foram os primeiros hóspedes do recém-inaugurado complexo turístico da cooperativa sustentável Biovilla.
Destinado ao turismo de natureza, o edifício aproveita as energias renováveis e foi construído com critérios ambientais. “Escolhemos um fornecedor local, com madeiras certificadas. [Tentámos utilizar] o menos betão possível, e o máximo de materiais naturais”, explicou ao Economia Verde Bárbara Leão, da Biovilla.
O complexo tem capacidade para albergar grupos que queiram disfrutar do Parque Nacional da Arrábida, um dos mais belos do País e, certamente, um dos mais próximos de Lisboa.
Criada há quatro anos por um grupo de empreendedores de Palmela, a cooperativa Biovilla tem na sua equipa engenheiros, gestores, biólogos e arquitectos, num total de 12 elementos com um ideal comum.
“Criámos uma equipa multidisciplinar e focada numa mesma visão. Cada um de nós tem uma função e background diferente, [por isso] consegue contribuir de forma complementar para esta visão comum: levar a sustentabilidade do dia-a-dia das pessoas”, explicou Bárbara Leão.
A Biovilla cultiva e distribui produtos biológicos com base na permacultura e aposta na formação em várias áreas e acompanhamento de projectos, numa visão de consultoria. Conheça melhor esta cooperativa no episódio 267 do Economia Verde.