Coordenadora do Economia Verde recebe Prémio Nacional de Ambiente
Carla Castelo, jornalista da SIC e coordenadora do programa Economia Verde, vai receber amanhã o Prémio Nacional de Ambiente, atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA).
O prémio será entregue na Mãe D’Água das Amoreiras, em Lisboa, numa cerimónia em que participará o Ministro e secretário de Estado do Ambiente. Na mesma cerimónia, Carlos Pimenta receberá o Prémio Carreira.
Lançado em Fevereiro de 2013, o Economia Verde resulta de uma parceria entre a SIC Notícias, o Green Savers e o Green Project Awards. Todos os episódios podem ser vistos na nossa página do SAPO Vídeos e no site.
O Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira foi instituído em 1999. O nome escolhido é uma homenagem a um dos mártires da causa ambiental, o fotógrafo Fernando Pereira, morto a bordo do Rainbow Warrior, o navio do Greenpeace que tentava impedir a realização de testes nucleares no atol de Muroroa, no Pacífico.
Em anos anteriores, Prémio Nacional de Ambiente foi atribuído à EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) Diário de Notícias, Arq. Ribeiro Teles, SEPNA – Serviço Especial de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, o jornalista Pedro Almeida Vieira, o advogado José Sá Fernandes, a magistrada e procuradora Helena Cluny, Cine Eco José Maria Saraiva, Sociedade de Advogados Miranda Correia Amendoeira e Associados, João Lourenço, da Escola Secundária de Barcelos, a José Carlos Marques, da Editores Sempre em pé, e ao Programa de Televisão Biosfera.
O prémio destina-se a galardoar a pessoa, instituição ou empresa que no ano, se destacou na sua actividade como “amiga do ambiente”.
Carlos Pimenta recebe Prémio Carreira
O Prémio Carreira será atribuído a Carlos Pimenta, secretário de Estado do Ambiente e secretário de Estado das Pescas, nos anos 80, e deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu. Membro e relator do Parlamento Europeu relativamente à Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática e Protocolo de Quioto, Carlos Pimenta fundou a GEOTA em 1981 e está presente no conselho de administração de diversas empresas no sector das energias renováveis.