Coronavírus leva à redução da poluição do ar no norte de Itália



O aparecimento do corovavírus na Europa tem levado muitos países a tomar medidas de prevenção, fechando fronteiras e implementando uma quarentena nacional (um lockdown). A Itália é de momento o país mais preocupante, com mais de 15.100 casos confirmados e mais de 1.000 mortes.

Segundo a agência Reuters, após as medidas impostas pelo governo italiano para controlo do vírus, pode-se observar uma grande redução da poluição do ar no norte de Itália. As imagens de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram um declínio acentuado nas emissões de dióxido de azoto (NO2), um gás nocivo emitido por carros e fábricas.

Embora possam haver pequenas variações nos dados devido à cobertura de nuvens e às mudanças climáticas, estamos muito confiantes de que a redução nas emissões que podemos ver coincide com o bloqueio na Itália, causando menos tráfego e atividades industriais” afirma Claus Zehner da ESA.

A Itália é um exemplar do impacto que a pandemia está a ter na redução das emissões provocadas por cada país, como já foi primeiramente destacado o caso da cidade de Wuhan. Na China, em quatro semanas foi registada uma redução de CO2 equivalente a 200 milhões de toneladas.

Os especialistas tomam especial atenção a esta época em que os sectores industriais e de transporte abrandam. A ESA mostra as emissões de NO2 na Europa, que é agora o epicentro do vírus segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1 de janeiro e 11 de março. Pode observar as imagens no seguinte link: http://www.esa.int/ESA_Multimedia/Videos/2020/03/Coronavirus_nitrogen_dioxide_emissions_drop_over_Italy#.XnCvhruLPEo.link





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...