Cortejo da Queima das Fitas deixa 25 toneladas de lixo nas ruas de Coimbra



25 toneladas de lixo foram deixadas nas ruas de Coimbra durante o cortejo da Queima das Fitas, que aconteceu em Coimbra na tarde do passado domingo. A enorme quantidade de resíduos proveniente dos 93 carros alegóricos que circularam pelas ruas da cidade mantém valores semelhantes a 2017, mas inferiores aos números registados em 2016 (30 toneladas).

A operação de limpeza que envolveu 81 operacionais e 30 meios mecânicos da Câmara Municipal de Coimbra teve inicio ao final da tarde de domingo, logo após a saída da universidade, na Alta da cidade.

Quando comparados com os valores de 2017, a quantidade de resíduos recolhida mantém-se constante, com cerca de 25 toneladas, havendo, no entanto, um decréscimo em relação a 2016, quando a autarquia recolheu mais de 30 toneladas de resíduos das ruas da cidade estudantil.

Bons resultados que podem em parte explicados pelas diversas campanhas de sensibilização ambiental promovidas pelos estudantes, como por exemplo a substituição das garrafas de vidro por vasilhame de lata.

Numa parceria entre o Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra e o movimento “Não Lixes”, foi criado um sistema de copos reutilizáveis, com o custo de €1. Assim, no recinto os copos de plástico terão entrada barrada, com os copos reutilizáveis a serem obrigatórios para quem quiser beber no recinto.

A edição de 2018 da Queima das Fitas de Coimbra começou no passado dia 4 de Maio, na Sé Velha, com a tradicional serenata monumental e continua até à próxima sexta-feira.

 Foto: J Mateus / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...